Começando do começo
It’s been a long time since I rock and rolled - Rock and Roll, Led Zeppelin
Da união do que há de bom em diversos gêneros musicais como o blues, o R&B, o jazz, folk, country e rhythm. Surgiu no final dos anos 40 nos Estados Unidos, o ROCK. Mais do que um gênero musical, o rock é um movimento de transgressão que desafiou parâmetros estabelecidos pela sociedade. Especialmente por ter sua base na música negra, e transformou o olhar do povo.
No entanto, apesar de ter sido marcado por Elvis Presley com a gravação de “That’s Allright Mamma” em 1954, muitos artistas já haviam começado a fazer rock and roll na década de 40. Por exemplo, Chuck Berry – conhecido como o “Pai do Rock”- e, principalmente, Sister Rosetta Tharpe, considerada precursora do gênero com a música “Strange Things Happening Everyday”, de 1944. Outros artistas também fizeram parte desse movimento inicial de rock, como Bill Haley e Jimmy Preston.
Who never ever learned to read or write so well
But he could play a guitar just like a-ringin’ a bell - Johnny B. Goode, Chuck Berry
A expressão “rock’n’roll” já havia sido usada em letras como sinônimo de dançar e transar, derivação do termo em inglês “rocking and rolling”. E começou a categorizar a música depois do radialista e DJ Alan Freed ter usado para tal, em 1951. Também nos anos 50, temos uma criação que foi eternizada no rock, a guitarra elétrica.
A partir dos anos 60
Na década de 60, conhecida como “Anos Rebeldes” pelos movimentos em prol da paz como as manifestações contra a Guerra do Vietnã, surgem duas grandes bandas da história. Os Beatles e os Rolling Stones, além de vários outros artistas que compuseram o movimento do rock and roll. Ainda no fim desse período, temos o famoso festival Woodstock em Nova Iorque, marcando a época, o gênero e apresentando artistas que se tornaram ícones .Como por exemplo, Janis Joplin e Jimi Hendrix .Depois disso, mas não menos importante, nos anos 70 surgem bandas que imortalizaram ainda mais o rock .Como Queen, Led Zeppelin, Kiss, Black Sabbath e outras responsáveis por aumentar o público do movimento.
Shouting in the street, gonna take on the world someday - We Will Rock You, Queen
É importante citar a mudança natural do estilo com o passar dos anos, com muitas fusões de estilos que foram surgindo como o heavy metal, o pop rock, rock progressivo, new wave e por ai vai. Os excêntricos anos 80, com muito brilho, penteados e roupas exageradas, impulsionou o gênero musical com o surgimento da MTV, dedicada a transmitir videoclipes de bandas como The Police e U2, e do pop rock, caracterizado por Michael Jackson e Madonna.
Também nos anos 80, mais precisamente em 13 de julho de 1985, o primeiro Dia Mundial do Rock, o evento Live Aid, pensado com intuito de arrecadar dinheiro para combater a fome na Etiópia, toma forma. A partir de 1990, as fusões de gêneros musicais com o rock se intensificou, com artistas como Kurt Cobain, Red Hot Chili Peppers e Pearl Jam.
It’s the edge of the world - Californication, Red Hot Chili Peppers
ROCK no Brasil
O rock no Brasil chegou em 1955 com a versão em português de “Rock Around The Clock” cantada por Nora Ney. Em 1957, Betinho e Seu Conjunto gravaram a música “Enrolando O Rock”, faixa que fez parte da trilha sonora do filme “Absolutamente Certo” e resultou no primeiro clipe de rock do Brasil. Durante os anos 60, a produção de covers estrangeiros, especialmente pela Jovem Guarda, trouxe a influencia do rock internacional para o Brasil. Entre os anos 60 e 70, surgem bandas como Raul Seixas, Os Mutantes, Secos e Molhados, Casa das Máquinas, Made in Brazil e O Terço, grandes influencias do rock nacional.
Em 80, Barão Vermelho, Blitz, Cólera, Titãs, Sepultura e Paralamas do Sucesso são só alguns exemplos de diferentes estilos do gênero que compuseram a música nacional nesse período. A década de 90 foi bastante influenciada pelo pop e músicas cantadas em inglês, além do surgimento da MTV no país. Entre os anos 90 e a partir dos anos 2000, temos exemplos do rock nacional como: os Raimundos, Nação Zumbi, Charlie Brown Jr. e CPM 22.
É um menino tão sabido, doutor, ele quer modificar o mundo Esse tal de Roque Enrow - Esse tal de Roque Enrow, Rita Lee
Referências:
https://www.cifraclub.com.br/blog/rock-brasil-historia/
https://www.letras.mus.br/blog/origem-do-rock/
https://super.abril.com.br/cultura/rocknroll-um-dois-tres-quatro/
https://www.todamateria.com.br/rock-origem-e-historia/
https://www.suapesquisa.com/rock/
https://www.culturaonlinebr.org/rock.htm