DIA NACIONAL DO BUMBA MEU BOI

Uma pequena homenagem a uma das figuras (e festa) mais simbólicas do Brasil

 

Conhecido também como Boi Bumbá e alguns outros nomes, Bumba Meu Boi é um símbolo, uma tradição, uma festa do Folclore. Virou Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2012, e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Hoje, dia 30 de junho, é comemorado o Dia nacional do Bumba Meu Boi. Mas a comemoração sofreu muito preconceito e foi até proibida durante uma época por ter origem negra, o que foi um desserviço e um desrespeito como muitas outras ocasiões parecidas.

 

Um pouco da lenda

A lenda mais famosa do animal conta a história de um casal de escravos – Catirina e Francisco – que trabalhavam para um fazendeiro. Como qualquer outra grávida, Catirina sentiu uma imensa vontade de comer algo incomum: a língua de um boi. Francisco então, para satisfazer sua mulher, acaba matando o Boi mais formoso do seu patrão, o que acaba irritando o fazendeiro e fazendo Francisco ser preso. Com a ajuda dos outros escravos, o boi é encontrado morta, mas é ressuscitado pelo ritual de um pajé da tribo indígena.

 

Essa história costuma ser contada por meio de apresentações de dança, música e teatro. Também faz parte de uma festa tradicional típica. Principalmente, das regiões Nordeste – associando a figura ao Ciclo do Gado – e Norte, mas comemorada em vários outros lugares. Diversas manifestações culturais e religiosas em torno do boi – a festividade é comumente relacionada ao catolicismo – existiram em culturas antigas pelo mundo. A lenda pode variar dependendo do local em que é contada.

 

Há quatro etapas durante a comemoração: os ensaios, o batismo do boi, as apresentações e a morte. E para representá-las, existem diversos estilos de brincar, chamados de sotaques, como a baixada, matraca, zabumba, costa-de-mão e orquestra. O Boi Bumbá é só uma parte do Folclore Brasileiro que é preenchido por uma riqueza de cultura. Além disso é arte e alegria da nossa terra, e é nosso dever comemorá-lo e ter orgulho das nossas tradições.

 

 

 

 

Referências:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/bumba-meu-boi

https://brasilescola.uol.com.br/folclore/bumbameuboi.htm

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/80